
Uma identidade inédita que descobrimos pela análise de ADN, a qual nos informa sobre a origem ibérica e não oriental, confirmada pela descoberta recente de uma vasta área coberta por populações selvagens da videira europeia.
A videira não é exceção: 114 castas são hoje usadas para a produção de “Douros” emocionantes. Algumas castas, muito antigas, testemunham uma adaptação bem conseguida como no caso do Rabigato, casta branca de aromas florais e minerais suportados numa notável acidez ou a Touriga Nacional, com as suas notas de frutos e flores combinados numa estrutura cheia e explosiva. Outras, resultando de cruzamentos naturais recentes com a Touriga Franca, filha da Touriga Nacional, dominam o encepamento regional com os seus poderosos aromas a frutos negros e uma boca simultaneamente cheia e elegante.
Portugal, famoso pelas suas descobertas de novos mundos, propõe assim aos apreciadores de vinhos do século XXI a descoberta do mundo do seu património vinícola, conservado e valorizado por trabalhos e metodologias no estado da arte da ciência.
DePathernos, garantindo excelentes vinhos, aromáticos, concentrados e profundos, tem na sua génese as seguintes castas:
Touriga Nacional
Casta de uva tinta da família das Vitis Viniferas originária de Portugal.
Entre as tintas é a casta mais nobre de Portugal.
Touriga Franca
Uma das castas mais plantadas na zona do Douro e Trás-os-Montes.
É considerada umas das melhores castas para a produção de vinho do Porto e do Douro.
Tinta Roriz
É conhecida como Tinta Roriz no norte de Portugal (Dão e Douro) e como Aragonês, no sul (Alentejo e Ribatejo).
É uma casta ibérica utilizada nos dois países sendo que em Espanha é conhecida principalmente por Tempranillo.
Casta muito vigorosa e produtiva, que se adapta facilmente a diferentes climas e solos, apesar de com resultados diferentes.
Tinta Barroca
É plantada quase exclusivamente na região do Douro e muito utilizada na produção de vinhos de lote.
É uma casta muito regular na produção e resistente a doenças e pragas. Além disso, tem uma maturação precoce e os seus bagos concentrados de açúcar originam vinhos com elevada concentração alcoólica.
Vinhas Velhas
Designação para um conjunto de castas com muitos anos de vida (geralmente idades superiores a 60/70 anos).
Antigamente as castas eram plantadas misturadas pois, uma vez que era raro uma doença atacar todas as estirpes ao mesmo tempo, protegia-se a produção desta forma.
Redes Sociais